Pesquisar

sábado, 5 de agosto de 2017

O Que Nos É Comum

Ao nascer, chega-se um mundo que já está pronto, e essa relação com o novo é de total estranheza. A criança vai se relacionar , vai sentir frio e calor, conforto e desconforto , vai sorrir e chora, enfim, vai se relacionar e conviver com um mundo externo. Para viver nesse mundo , ele vai aprender a conhecer seu corpo, seja observando e tocando partes dele. Seja se olhando no espelho. Nesse momento ainda não se reconhece como pessoa, pois não domina os códigos sociais; É o "nenê" um ser genérico. Com o tempo, a criança percebe que existem outras coisas ao seu redor. O berço (quando tem) , chão ( que pode ser de terra batida, de cimento, de tábuas , ou de mármore com tapetes) e luz , objetos que compõem o ambiente em que vivem. Percebe que existem também pessoas que são pai, mãe, irmãos, tios, avôs, - com as quais vai ter de se relacionar. Vê que há outra com nomes como : José , Mauricio, Solange, Marina, que são chamadas de amigos ou colegas. Possa , então, a diferenciar as pessoas da família das demais . À medida que cresce vai descobrindo, que pode fazer e coisa que não pode fazer. Posteriormente, sabe que isso é determinado por normas e costumes da sociedade à qual pertence. No processo de conhecimento do mundo, a criança observa que alguns dias são diferente dos outros. Há dias em que os país não saem para trabalhar e ficam em casa mais tempo . São ocasiões em que assistem mais televisão, vai passear em algum parque ou outro lugar qualquer. Em alguns desses dias nota que vai à um lugar diferente, que mais tarde identificará como igreja ( no caso dos pais praticarem alguma religião). Os outros dias da semana vai à escola onde encontra crianças da mesma idade e também outros adultos. A criança vai entendendo, que além da casa e do bairro onde reside, existem outros lugares, uns parecidos com o local em que vivem e outros bem diferente. Alguns próximos e outros distantes; alguns grandes e outros pequenos; alguns suntuosos e outros humildes ou miseráveis. Ao viajar ou assistir a televisão, a criança percebera que existem cidades enormes e outras bem pequenas, novas e antigas, bem como área rurais, com pouca casa onde se cultiva os alimentos que ela consome. Aos poucos saberá que cidades, zonas rurais, matas e rios, fazem parte de um território de um país, que normalmente é dividido em unidades menores (No caso brasileiro) elas são  chamadas de estados. Nessa viagem que do crescimento , a criança percebera que há os continentes, os oceanos e os mares e que tudo isso, com a atmosfera, constitui o planeta terra, que, por sua vez, está vinculado à um sistema maior, o sistema solar, o qual se integra na galáxia. Esse processo de conviver com a família e com os vizinhos, de frequentar a escola, deve ser televisão, de passear e de conhecer novos lugares, coisas e pessoas compõem universo cheio de fases no qual a criança vai se socializando, isto é, vai aprendendo e interiorizando palavras, significados e idéias. Enfim, os valores e o modo de vida da sociedade na qual faz parte.

Translate

Marcadores