Pesquisar

terça-feira, 6 de junho de 2017

Alemanha e URSS


Os interesses territoriais e estratégicos que opunham a Alemanha à URSS somavam-se à oposição ideológica entre nazistas e comunistas. A cobiça pelos recursos naturais, necessários para manter a guerra, a obsessão ideia de uma guerra total e a tentativa de surpreender o inimigo fizeram Hitler o acordo assinado e decidir pela invasão do território russo. Subestimando a capacidade de resistência dos soviéticos, em junho de 1941, os alemães lançaram-se em uma gigantesca Blitzkrieg e formaram um imenso front de norte a sul do território russo. Era o maior ataque militar até então.
 Em fins de 1941 , todavia, os russos recuaram à espera do inverno.
Seus vasto território passou a engolir os exércitos alemães . As grandes distâncias dificultavam a comunicação e o transporte . O tempo extremamente frio congelava as armas e os motores dos adversários e atacava os soldados despreparados para enfrentar tais condições meteorológicas. Assim , com o inverno , Moscou ficou protegida e as industrias soviéticas foram deslocadas para o leste. Entre 1942 e 1943 , em Stalingrado, a luta entre nazistas e soviéticos atingiu grandes proporções .
Mesmo com o intenso bombardeio, tanques e aviões alemães mostraram-se inadequados para a guerrilha urbana que se seguiu . Além disso, os soviéticos tinham muito mais reservas humanas, incluindo soldados e civis. Assim, os avanços alemães pagaram um alto preço e levaram seu país a um grande desgaste. Manter Stalingrado tornou-se uma obstinação para Adolf Hitler , mas faltavam provisões e  estrutura , o que ocasionou o esgotamento da capacidade ofensiva dos nazistas e a vitória soviética. A Batalha de Stalingrado marcou , portanto, uma reviravolta nos caminhos do conflito e o início da contraofensiva soviética, abalando o mito de invencibilidade dos exércitos alemães. Do outro lado, as forças da resistência, lideradas pela Inglaterra , reorganizavam-se para enfrentar os nazistas.

Translate

Marcadores