Pesquisar

domingo, 13 de maio de 2018

A Revolução Industrial - Outra Notícia


 No século XVIII, as idéias políticas , econômicas e sociais que marcaram a transição do feudalismo para a Idade Moderna estavam em acelerada decadência. As propostas do iluministas que beneficiavam a burguesia encontravam cada vez mais seguidores. Na economia , o intenso desenvolvimento comercial provocou a expansão dos mercados consumidores e , por consequência , a necessidade de aumentar a produção para atender ao consumo. O papel do Estado como administrador da ordem econômica através da política mercantilista passou a ser questionado. A elite desejava o fim da política de monopólios. O poder do rei deveria ser limitado e ele não devia mais interferir na vida econômica. Só a livre empresa (proposta por Adam Smith) daria aos burgueses condições de aumentar as atividades produtivas e , portanto , seu próprio lucro. A sociedade atravessava um período de alterações profundas: a nobreza perdia seu prestígio , cada vez mais endividada junto aos banqueiros. A burguesia multiplicava suas atividades. Pequenos negociantes e proprietários de terras , que não possuíam dinheiro para expandir seus investimentos , acabavam por tornar-se dependentes da elite enriquecida , que absorvia seus pequenos concorrentes. A Inglaterra foi a primeira a passar da economia mercantilista para uma economia baseada na produção e venda de produtos industrializados. 

Vários fatores impulsionaram o desenvolvimento inglês: 

1¤- A Acumulação de capitais, conseguida através do domínio foi resultado dos Atos de Navegação, que tornaram a frota inglesa a mais potente dessa época; da atividade dos corsários, saqueando os galeões espanhóis ; da adoção da política da balança comercial favorável , que estimulava as exportações e protegia a produção nacional. Em consequência disso, a Inglaterra aumentou muito os mercados consumidores de seus produtos e se tornou a principal potência comercial da época. 

2¤- A Política de "Cercamento", adotada pelos monarcas absolutistas ingleses. Apoiados em decretos reais , os grandes senhores puderam se apoderar das terras comunais (bosques , florestas) para criarem ovelhas para a produção de lã. Essas terras pertenciam anteriormente à comunidade e nelas os camponeses podiam colher frutos e extrair madeira. Essa apropriação reduziu à miséria grande parte dos camponeses livres, que foram obrigados a vender suas pequenas propriedades, para tentarem a sorte na cidade (início do êxodo rural). 

3¤- A Utilização de Novos Inventos - No Final do Século XVII e início do século XIX , surgiram novas máquinas , que reduziram o tempo de trabalho necessário para a fabricação de novos artigos e , consequentemente , aumentaram a produção, como a máquina a vapor de James Watt (1769), utilizada no interior das minas , onde rapidamente escovava a água. Outro invento que revolucionou a produção foi a máquina de fiar de James Hargreaves (1767), imediatamente adotada pela indústria têxtil. Esses fatores , aliados ao governo parlamentarista, onde predominavam os interesses da burguesia, colocaram a Inglaterra como a primeira nação industrializada da época.


Translate

Marcadores